Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Um jeito inteligente de atualizar o gaúcho que esta longe da fronteira! Aproveite e deixe seu chasque tchê!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O mate é flor de gaúcho e um bom churrasco tambem!

Ja faz tempo que nosso churrasco virou lei, copiei uma observação no site coisas do sul, onde falava um pouco do prato mais autentico do gaúcho, o CHURRASCO!



O CONSUMO DE CHURRASCO É UM COSTUME GAÚCHO TÃO AMPLAMENTE DIFUNDIDO QUE FOI CRIADO ATÉ UMA LEI CONHECIDA COMO “Lei do Churrasco”.  Interessante saber que esse hábito alimentar está intimamente ligado a primeira atividade econômica do Estado, a pecuária.
Em ocasiões especiais, festas, etc..., não pode faltar um bom churrasco... barbaridade!!!!
Mas agora voltando a falar de Lei do Churrasco, essa foi sancionada em 2003, pelo então governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto e estabelece o churrasco como prato típico e o chimarrão como “bebida símbolo”.
Estabelece até mesmo a forma como deve ser preparado o churrasco. Aqui transcrevo um trecho dessa lei: entende-se por churrasco à gaúcha a carne temperada com sal grosso, levada a assar ao calor produzido por brasas de madeira carbonizada ou in natura, em espetos ou disposta em grelha, e sob controle manual.
Dia 24 de abril ficou estabelecido com o Dia do Churrasco e Dia do Chimarrão. A Lei também prevê premiação para a churrascaria mais fiel ao modelo de churrasco gaúcho. Premiação essa conhecida como “Nova Bréscia”.
Apenas para efeito de curiosidade é claro. Porque gaúcho que é gaúcho já nasce sabendo preparar um churrasco!
LEI Nº 11.929, DE 20 DE JUNHO DE 2003

E vou ai passando de pai pra filho as nossas tradições e nosso jeito de lidar com a carne!

Nenhum comentário:

Postar um comentário